top of page

Consórcio para carros: compre um automóvel sem pagar o dobro do valor em juros



Entenda por que fazer um consórcio é uma ótima opção para quem não tem dinheiro à vista.


Se você está precisando comprar um carro novo ou trocar o antigo, já deve ter percebido que financiar um veículo nem sempre é a melhor opção. Com os juros, muitas vezes você pagará quase o valor de dois carros em um financiamento. Porém, ter dinheiro para comprar um veículo à vista é uma realidade de poucos. Então, qual seria a melhor alternativa? Você já pensou em fazer um consórcio? Vamos explicar como um consórcio funciona para você avaliar.


Como funciona um consórcio

No consórcio, uma administradora reúne pessoas interessadas em comprar um bem comum e cada integrante do grupo passa a pagar parcelas com valores previamente acertados e, com o dinheiro arrecadado a cada mês, é possível realizar a compra do bem.

O consórcio traz diversas vantagens em relação aos financiamentos. As parcelas de um consórcio não têm juros. Isso porque trata-se de uma poupança em conjunto e o dinheiro reunido a cada mês serve para gerar a carta de crédito e comprar o bem à vista.

Principais vantagens do consórcio

Entre as vantagens do consórcio, destaca-se que não precisa de entrada, não há burocracia e o cliente consegue se programar para a compra ou a troca do bem com parcelas menores, favorecendo o planejamento a médio e longo prazo.


"Atualmente a taxa selic, que é a ''taxa mãe'' do mercado financeiro, está cada vez mais alta, acarretando um financiamento ou outro tipo de CDC (crédito direto ao consumidor) muito mais caro, inviabilizando a compra por ficar longe do poder aquisitivo dos clientes. Já no consórcio, a taxa selic não influencia e o cliente paga apenas a taxa de administração, que é muito menor", explica Nathan.

No consórcio as taxas pagas são para custear a administração, o seguro e o fundo de reserva. Esses custos são importantes para garantir a segurança do negócio caso algum imprevisto aconteça, como inadimplência ou atraso de outros participantes. No Consórcio Coopercred, por exemplo, a taxa de administração de 18% é referente ao período total do grupo, ou seja, no prazo de 84 meses essa taxa representa 0,25% ao mês.


Na prática, o consórcio de carros é como uma poupança conjunta, o que pode ser uma excelente forma de guardar dinheiro. Outra vantagem é que a carta de crédito equivale à compra do seu bem à vista. Assim, no momento da negociação, você tem poder de barganha para obter desconto ou redução de valores.


Quando terei meu automóvel?

Apesar de não ser a melhor opção para quem tem pressa em adquirir um veículo, já que não há como saber quando você será contemplado e conseguirá sua carta de crédito, há uma alternativa para o consorciado ganhar tempo: a realização de lances.

O Consórcio contempla em média cinco cotas por assembleia e é possível ofertar um lance até um dia antes da data da assembleia. Por isso, é interessante acompanhar as assembleias, verificar o valor médio dos lances vencedores e realizar uma poupança para uma futura oferta.

19 visualizações0 comentário
bottom of page